Pernambuco: qualidade no atendimento à saúde

GOVERNO INAUGURA HOSPITAL METROPOLITANO MIGUEL
ARRAES E UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs)

No dia 15 de dezembro, o Governo de Pernambuco entrega  o Hospital Metropolitano Miguel Arraes (HMA), em Paulista, e três  Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Olinda, Paulista e Igarassu. São frutos do investimento do Governo  para melhorar a qualidade do serviço de saúde pública.

O HMMA é o primeiro dos três hospitais que serão construídos até o final de 2010. Terá 150 leitos, sendo 30 de UTI, e capacidade para realizar, anualmente, 62 mil consultas e 24 mil internações. O atendimento será gratuito e por  24 horas.

Paulista foi à cidade escolhida para hospedar o novo hospital porque é apontada como a área com maior déficit no atendimento médico. Seus moradores respondem por 23% das entradas no Hospital da Restauração.  O HMMA vai atender cerca de 1 milhão de moradores das cidades de Paulista, Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá, Goiana, Condado, Itambé e Itaquitinga. Estes municípios representam 13% da população do estado e 30% dos habitantes da Região Metropolitana do Recife.

Unidades de Pronto Atendimento
As três UPAs  vão funcionar como um cinturão de proteção ao Hospital Miguel Arraes. Nelas, os pacientes receberão atendimentos de pequena e média complexidade. Servirão  também como triagem de pacientes que podem ser encaminhados ao HMMA, nos casos mais complexos.  A gestão das três UPAs da área norte será feita pelos mesmos gestores do Hospital Miguel Arraes.
 
Ao todo, 18 UPAs serão construídas em Pernambuco até o final de 2010.

Essa é uma publicação do Governo de Pernambuco, desenvolvida pela Rede de Mobilização Social da Informe Comunicação. Para mais informações, acesse www.pe.gov.br.