Pré-natal é segurança para a mamãe e o bebê

Durante os nove meses de gravidez, as mudanças no corpo da futura mamãe  e o desenvolvimento do bebê precisam do acompanhamento de profissionais de saúde.  É fundamental cumprir todas as etapas do pré-natal neste período, para monitorar com segurança a saúde da  gestante e o crescimento do feto.  

Quando iniciar o pré-natal?

O ideal é procurar atendimento assim que a gravidez for confirmada. As consultas devem ser feitas todos os meses, até o sétimo mês. No oitavo mês, a cada duas semanas. E no nono e último mês, as consultas precisam ser semanais.

Por que acompanhar todas as etapas da gestação?

Para ter certeza que tudo está caminhando bem. Problemas podem acontecer durante a gravidez. Mas eles podem ser identificados com rapidez quando a gestante comparece as consultas mensais e faz os exames recomendados pelo profissional de saúde.

Que tipos de doenças podem ser descobertas com o pré-natal?

Doenças como hipertensão, anemia, infecção urinária, entre outras. Exames simples podem até descobrir doenças que passam de mãe para filho durante a gestacao, como é o caso da Aids. A boa notícia é que a transmissão do vírus da Aids para o feto pode ser evitada se o pré-natal for realizado. 

Onde é feito o pré-natal?

Todas as unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde, o SUS, oferecem gratuitamente o pré-natal. Além de consultas e exames, estão inclusas vacinas, medicamentos e outros tipos de tratamento. Para saber mais sobre o pré-natal, ligue para o Disque Saúde no 0800 61 1997.

Agora que você sabe da importância do pré-natal, converse sobre isso com amigos, vizinhos, familiares. Mobilize-se. Compartilhe informações.