Ministério da Saúde – XIV Conferência |
||
Período: 01 a 31 de julho Total de ações de mobilização: 230.307 * Abrangência: municípios sedes das etapas municipais da XIV Conferência Nacional de Saúde Público: Líderes comunitários, gestores, representantes de entidades, associações, igrejas, mídias populares, ONGs, entre outros formadores de opinião populares Mensagem: o público-alvo foi convocado a participar e multiplicar as informações sobre a importância dos eventos para o fortalecimento do SUS. Além disso, gestores, líderes comunitários e núcleos familiares foram sondados, na primeira fase do monitoramento, sobre o envolvimento das cidades nas conferências municipais de saúde. Os contatos foram feitos por: ligações telefônicas; envios de fax, e-mail marketing e boletins radiofônicos; entradas ao vivo em emissoras populares e redes sociais (divulgação no site da RMS). *Números parciais de contatos no período • Total de líderes contatados/convocação: 1.861 • Total de gestores contatados/convocação: 587 • Total de monitoramentos de lideranças: 1.315 • Total de monitoramento de gestores: 79 • Visualização da campanha no site da RMS: 225.182 • Inserções ao vivo em emissoras de rádio: 984 • Envio de fax: 299 Clique aqui e ouça uma entrada ao vivo 1. Resultados O Senhor foi informado sobre a Conferência Municipal de Saúde? Por quem o senhor foi informado? Como o senhor foi informado? 1.2 - Monitoramentos de gestores Foi grande a participação dos moradores na Conferência Municipal da sua cidade? Em sua opinião, a pequena participação popular se deve a: 2. Detalhamento/ divulgação no site da RMS Total: 225.182 inserções Site RMS (Blog): 122 • 01 texto publicado intitulado "Todos pelo SUS"
Site RMS (Material publicitário): 9.388
Twitter: 213.141 • 118 inserções de mensagens no Twitter • 36 retransmitiram as mensagens • 212.987 alcance das mensagens, segundo a ferramenta online TweetReach Facebook: (Página): 2.490 • 14 inserções de mensagens no perfil • 06 pessoas curtiram as mensagens publicadas • 2.470 impressões foram registradas nas mensagens publicadas, segundo dados do Facebook Facebook: (Perfil): 36 • 22 inserções de mensagens no perfil • 14 pessoas curtiram as mensagens publicadas Orkut: 05 • 05 inserções de mensagem no Orkut Clique aqui e veja detalhamento das ações e os depoimentos colhidos de usuários das redes sociais 3. Depoimentos colhidos Durante a mobilização social, são colhidos e registrados depoimentos dos formadores de opinião contatados. Veja alguns dos registros: MONITORAMENTO – LIDERANÇAS Depoimento: "Seria ótimo, mas infelizmente o município não informa aos interessados. Isso é lamentável. O município não tem interesse em divulgar. Não houve qualquer tipo de divulgação de Conferência de Saúde. Eu sou proprietário de farmácia, farmacêutico há mais de sete anos, trabalho aqui há mais de dez anos, e não houve nenhum tipo de anúncio em relação à Conferência Municipal de Saúde. Eu acho que deveria haver uma forma de divulgação aos interessados. Eu não sei qual o motivo de o município não querer o envolvimento da população. Eu já participei de conferência e é de grande importância para a sociedade, pra que tenham uma melhor opinião. Apesar de ser um município pequeno, que não vai influenciar em nível nacional, mas... eu vou até procurar saber onde está acontecendo porque faço questão de participar. Inclusive, eu sou funcionário público do município, farmacêutico, estava na secretaria de saúde nesse momento e ninguém falou sobre essa conferência. Vou procurar saber." Depoimento: "Eu gostei dessa entrevista. Vocês fazem em todas as cidades? Isso é uma beleza, é um modelo de organizar e melhorar. O SUS manda verba, mas ela não é bem aplicada. Agora vou procurar me informar. Eu gosto desse governo e vou procurar ajudar. Qualquer coisinha liga para a gente. Quero ser informado." Depoimento: "Eu gostaria que isso tivesse um propósito legal. Quando a gente precisa do SUS, nunca tem. Anteriormente, quando a gente não tinha o convênio particular, a gente tinha o serviço do SUS; mas, quando solicitávamos, nunca havia vaga. Essa é a realidade do Brasil inteiro: a gente vê nos jornais e a coisa não é boa. No governo do estado, temos o convênio com a UNIMED, mas esse convênio ainda não está confirmado. Os funcionários da saúde estão em greve, e eles haviam dito que iam nos pagar até julho, mas que não sabem se o convênio será continuado ou, ainda, se vão fazer alguma mudança, porque alguns médicos não atendem mais pela UNIMED. Se não tiver mais esse convênio, a gente volta para o SUS, e não sabemos o que vai acontecer. Pelo SUS, por exemplo, um irmão meu sofreu acidente de moto. Ele foi até o hospital e não queriam atendê-lo. Aconteceu comigo, por isso posso falar sobre o SUS. Tive de ir aos hospitais pedir para que meu irmão fosse atendido, porque ele também é um cidadão. Eles não priorizam esse bom atendimento". Depoimento: "O atendimento está ruim e faltam médicos. Há senhoras idosas e doentes que moram em suas residências sozinhas e dependem da secretária municipal de saúde para o atendimento e acompanhamento delas, pois já não conseguem ser mais independentes, fazem suas necessidades físicas na roupa e precisam de alguém que as ajudem a fazer sua higiene pessoal. Sendo elas esquecidas pela secretária, acabam andando sujas pelas ruas e despertando a ira dos moradores pelo abandono da secretária de saúde em relação a elas." MONITORAMENTO – GESTORES Depoimento:
"Nosso município tem uma dificuldade bastante séria com relação a transtornos mentais, e uma das propostas é que o SUS nos ajude a ter um quarto de isolamento dentro de um hospital para que possamos atender com qualidade o paciente em surto, até conseguirmos a vaga no hospital de referência Paulo de Tarso.
Além disso, dentre várias sugestões, a regulamentação da Emenda 29 da CF/88, que está na enrolação ainda. Fala-se muito nisso e o Ministério da Saúde não escuta e se escuta finge que não escuta – pode colocar isso no relatório. A gente precisa que essa emenda seja aprovada, porque muitos problemas da saúde vão ser menores. O Brasil inteiro está gritando por isso, mas o Ministério da Saúde não está ouvindo." Depoimento: "Na verdade, nós vamos eleger o pessoal que vai participar da Conferência Nacional. Eu já vou enviar uma pessoa para fazer parte dela. Também vou entrar em contato com o secretário de Saúde e falar com ele para fazermos um trabalho não só nas conferências, mas também na assistência social. Nós queremos que cada vez mais a sociedade participe. As conferências estão ficando melhores a cada ano porque há uma participação maior da comunidade e o poder público está começando a ver as conferências de modo diferente. Na época em que eu assumi a prefeitura, as conferências e o povo vinham com muitas cobranças e a parte política, principalmente os gestores públicos, se assustava porque a demanda era grande e o que nós tínhamos para oferecer era muito pouco. Hoje o atendimento nas conferências, na qual os eixos tem que ser discutidos bem certinhos, há uma participação maior, principalmente para o SUS que, por mais que tenha dificuldade, ainda funciona pelo menos para o nosso município. Eu vejo que a situação vai ficar melhor ainda. Eu tive a oportunidade de participar da 1ª Conferência do Meio Ambiente em nível nacional, eu era Secretário de Saúde e Meio Ambiente na época e nós vimos que a situação melhorou muito com as conferências. Então, você pode ter certeza absoluta que não só no nosso município, mas nacionalmente, daqui há uns 10 ou 15 anos, estaremos muito melhores. E vocês podem contar com nossa presença na Conferência Nacional."
|
||