Cenário de Mobilização - 18/05/10

Sensibilização de Lideranças Comunitárias

Entre os dias 11 e 18 de maio de 2010, foram sensibilizados por telefone 237 atores sociais com mensagens sobre os importantes benefícios de ter um acompanhante na hora do parto.

Ao mesmo tempo, foram enviadas mensagens por correio eletrônico sobre como a Caderneta de Saúde da Criança pode auxiliar no crescimento saudável das crianças e dicas para adotar uma alimentação balanceada e saudável durante a gestação.

Total de pessoas sensibilizadas: 4245


Depoimentos

A equipe da Rede de Mobilização apurou 11 depoimentos sobre como funciona a assistência à saúde das mães e seus bebês na região mobilizada.

Depoimento:

“O Sistema Único de Saúde é péssimo. Os médicos não atendem os pobres, só visam o dinheiro. Se chegar uma gestante rica e uma pobre, eles dão preferência para a primeira, mesmo que o caso da segunda seja mais grave. As grávidas menores de idade chegam ao Hospital São Francisco e ficam gritando por horas, sentadas nas cadeiras de rodas e não conseguem atendimento, pois é pelo SUS. Faltam médicos, medicamentos, atendentes e enfermeiras, falta tudo. Uma colega minha foi ganhar bebê nesse hospital, já estava com nove meses e o médico disse que não estava na hora. Ela voltou durante a madrugada com dores, o médico não atendeu novamente, só não perdeu a filha porque exigiu cesariana do hospital. O bebê já estava com nove meses e 18 dias. Ontem, em Barbalha, município próximo a Crato, uma gestante perdeu o bebê de cinco meses e morreu por descaso do atendimento no Hospital São Vicente. A situação da saúde é extremamente precária por aqui.”

Maria de Mara Santos da Costa, Recepcionista do Colégio Pequeno Príncipe , Crato - CE

Clique aqui para ver os depoimentos na íntegra

 


Mídias Populares

Total de inserções em emissoras de rádio: 121

Clique aqui para ouvir o áudio