Vacinar é garantir saúde e segurança para as crianças

Você sabia que no Brasil 70% das mortes de recém-nascidos e crianças poderiam ser evitadas se os pais ou responsáveis respeitassem o calendário de vacinação?

Vacinar o bebê e a criança é a melhor forma de prevenir doenças graves e até a morte. Os estados e municípios oferecem vacinas gratuitas para evitar doenças como a poliomielite (paralisia infantil), tuberculose, rubéola, febre amarela, hepatites, sarampo, difteria, tétano e outras que são fundamentais para o desenvolvimento seguro das nossas brasileirinhas e brasileirinhos.

Logo que o bebê nasce já recebe as primeiras vacinas. O controle é feito pela Caderneta de Saúde da Criança, que toda mãe deve receber antes de sair da maternidade ou pedir no posto de saúde. Além de ensinar tudo sobre vacinação, a Caderneta de Saúde da Criança reúne orientações importantes para ajudar os pais a acompanharem o crescimento de seus filhos, até os dez anos de idade. São orientações sobre a saúde bucal, dicas de alimentação e cuidados com a segurança da criança.

Para informações sobre vacinas e a Caderneta de Saúde da Criança procure um posto de saúde próximo de sua casa. Agora que você já sabe de tudo isso, compartilhe e multiplique essas informações.