Acompanhante na hora do parto: mais tranqüilidade para a mãe e o bebê


Você sabia que as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem escolher uma pessoa para acompanhá-las na hora do parto e durante a recuperação no pós-parto? É uma conquista da futura mamãe que está garantida por lei. Esse acompanhante pode ser uma pessoa em quem ela confia. Pode ser o companheiro, o pai, a mãe, a irmã, o irmão ou a melhor amiga ou amigo.

Na hora do parto a mulher sente muitas emoções diferentes. Mesmo feliz ela pode ter medo, ficar insegura, por isso precisa de alguém muito querido por perto. A presença do acompanhante ou da acompanhante contribui bastante para um parto mais tranqüilo: já está comprovado cientificamente pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde que segurar uma mão amiga reduz a duração do trabalho de parto; reduz o tempo de permanência na maternidade; reduz a possibilidade de uma depressão pós-parto.

Além disso, o acompanhante pode ajudar a cuidar do bebê nas primeiras horas e primeiros dias de vida. Agora que você já sabe de tudo isso, compartilhe e multiplique essas informações. Para saber mais sobre o acompanhamento durante o parto, ligue para o Disque Saúde no 0800 61 1997.