Os dez passos para uma alimentação segura e saudável

Para garantir uma alimentação segura aos bebês de 0 a 2 anos de idade, preste atenção nas recomendações abaixo. São dez sugestões do Ministério da Saúde, todas muito simples:

  1. Pelo menos até os seis meses ofereça ao bebê apenas leite materno. O leite materno dispensa qualquer outro tipo de alimento, inclusive dispensa a água, sucos e chás.

  2. A partir dos seis meses, se for muito necessário, você pode introduzir outros alimentos na dieta do bebê, de forma lenta e gradual. Mas nunca abandone a amamentação ela é fundamental até os dois anos de idade.

  3. Se for necessário intercalar a amamentação com outros alimentos, a partir dos seis meses, faça opção por cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes. Eles podem ser oferecidos três vezes ao dia, nos intervalos da amamentação.

  4. A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.

  5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher. No início, a consistência deve ser pastosa , no formato de papas ou purês.

  6. Depois dos dois anos, ofereça à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

  7. Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

  8. Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Use sal com moderação.

  9. Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garanta armazenamento e conservação adequados.

  10. Estimule a criança a se alimentar, mesmo quando ela estiver doente. Ofereça o cardápio habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.