|
Pré-natal: Segurança para a futura mamãe e o bebê
Você sabia que, no Brasil, 70% das mortes de bebês recém-nascidos poderiam ser evitadas? A falta de atenção à mulher durante a gestação ou no momento do parto, ou ainda a falta de cuidado com o bebê nos primeiros meses de vida são causas dessas mortes. O Ministério da Saúde vem mudando esse cenário e precisa ainda mais da sua ajuda.
Todas as gestantes devem buscar atendimento especializado durante a gestação, para que elas e os seus bebês não corram riscos. Esse atendimento é o pré-natal, um serviço gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, que permite acompanhamento por um profissional de saúde e serve para identificar e resolver problemas de saúde que podem aparecer durante os nove meses da gravidez.
O pré-natal qualificado e humanizado é um direito de todas as mulheres gestantes brasileiras. Atender essas mulheres é compromisso dos Governos Estaduais e Municipais, por meio de suas secretarias de saúde. Procurar o atendimento é obrigação de toda gestante que quer gerar brasileirinhos e brasileirinhas saudáveis. Agora que você já sabe de tudo isso, compartilhe e multiplique essas informações. Para saber mais sobre o pré-natal, ligue para o Disque Saúde no 0800 61 1997.
|
|