Os primeiros seis meses do bebê

Mamãe e papai com o bebê em casa e muitas dúvidas sobre como cuidar daquela vidinha que começa e que parece tão frágil. Só o tempo vai ensinar que não é tão complicado assim. Mas, a troca de informações é sempre bem-vinda, principalmente nesse período de adaptação, os seis primeiros meses das nossas brasileirinhas e dos nossos brasileirinhos:

Curativo no umbigo:

Entre a primeira e a segunda semana de vida, o umbigo do bebê vai cair. Quando o umbigo está perto de descolar, é comum a fralda ficar um pouco suja de sangue. É importante fazer limpeza diária da região, usando algodão limpo embebido em álcool a 70%, até cinco dias depois da queda.

Visão e audição:

Nos primeiros dias de vida, o bebê já consegue fixar os olhos em objetos próximos a ele. Quando completa o primeiro mês, já consegue enxergar até um metro de distância e acompanhar os objetos com o olhar. Depois do quarto mês ele consegue distinguir bem as cores. Ainda no primeiro mês, o bebê também reage a sons fortes tentando se virar para procurar a origem do som.

Pele:

Podem aparecer pequenas lesões na pele do bebê como fissuras nos pulsos e tornozelos, ou em outras dobras. Isso acontece porque a pele do bebê passa por um processo de descamação após o nascimento. O médico pode indicar um hidratante neutro. Também podem aparecer algumas lesões, parecidas com espinhas, no rosto e no pescoço do bebê, por causa da oleosidade. Nesse caso, use um sabonete neutro para limpar com cuidado essa região.

 

Roupas:

A temperatura do corpo no bebê pode variar entre frio e calor. Mãos e pés geralmente ficam um pouco mais frios. No caso de calor forte, é suficiente vesti-lo com uma roupa mais leve. No frio, é necessário usar mais agasalhos. Para saber se o bebê está bem vestido, tanto para enfrentar o frio como o calor adote a seguinte regra: o bebê sempre deve usar uma camada a mais de roupa que os adultos.