O teste da orelhinha sempre foi um dever.
Agora é obrigação!


Um projeto de lei aprovado no Congresso torna obrigatório o teste da orelhinha em todos os recém-nascidos. Após a assinatura do Presidente Lula para sancionar a lei, caberá a estados e municípios regulamentar a medida e determinar como os hospitais vão implantar o teste.

O teste da orelhinha previne a surdez e deve ser feito nos primeiros seis meses de vida do bebê. Se detectado algum problema auditivo, o diagnóstico precoce facilita o tratamento.

O exame detecta deficiências sutis que não são percebidas no dia a dia. Durante o teste, um pequeno fone é colocado no ouvido do bebê. O aparelho emite um som fraco, que é percebido pelo aparelho auditivo do bebê, mas que não causa nenhum incômodo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, apenas de 5 a 10% da população brasileira de recém-nascidos fazem o teste da orelhinha durante o ano.

Se você está grávida ou tem um bebê recém-nascido, exija seu direito e não deixe de fazer o teste da orelhinha no seu filho. Agora é Lei e todos os hospitais deverão disponibilizar o teste!