O combate à Dengue começa desde cedo


É desde que cedo que se aprende a combater a Dengue e as crianças são as protagonistas neste processo. Os riscos da doença e a importância dos cuidados diários devem ser inseridos na educação dos pequenos, assim, mais tarde, eles se tornaram cidadãos responsáveis e comprometidos com as questões do país.

A Dengue deve ser ensinada na sala de aula, pois aprender sobre a doença é essencial para combatê-la. Além disso, as crianças são multiplicadoras mirins, que levam para casa e para a comunidade a mensagem de prevenção e combate à Dengue transmitida nas escolas. São aliadas no cuidados diários e na erradicação dos focos do mosquito transmissor.

Muitos recursos podem ser utilizados tais como discussões, teatros, redações e confecção de cartazes. Mutirões de limpeza também podem ser organizados, para atuações na própria escola ou na vizinhança. No sítio www.combatadengue.com.br há materiais, informações e até um jogo para ajudá-lo nessa tarefa.

Não se esqueça que o combate à Dengue não pode parar e que através da educação o Brasil pode vencer essa doença.

Campanha 2009 e as crianças

Ministério da Saúde acaba de lançar a campanha de combate à Dengue/ 2009. São ações que dão continuidade à campanha do ano passado, reforçando o lema “Brasil Unido contra a Dengue”. Todos os brasileiros são responsáveis pelo combate à doença: comunidades, líderes comunitários, gestores e profissionais de saúde estão sendo convocados a continuar as ações de prevenção. Pela primeira vez, as crianças terão um filme exclusivo para elas. É a “Turma do Combate”, que vai convocá-las a  eliminar os focos do mosquito, em suas  casas, escolas e nas ruas onde moram.

Essa é uma publicação do Ministério da Saúde desenvolvida pela Rede de Mobilização Social. Para mais informações, acesse www.combatadengue.com.br ou ligue para
o DISQUE SAÚDE (0800-61-1997).