Conheça os sintomas da dengue
e ajude sua comunidade


Com a chegada do verão, é comum o aumento dos casos de dengue e toda a população deve ficar alerta. Os sintomas da doença são parecidos aos da gripe comum, mas todo cuidado é pouco: a dengue é grave e pode matar.

A transmissão da dengue acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti. Alguns dias após a picada aparecem os primeiros sintomas. A doença pode se manifestar na forma clássica ou na forma hemorrágica.

Na forma clássica, é mais comum a febre alta, dor de cabeça, dor nas juntas  e atrás dos olhos, além de manchas vermelhas no corpo. Neste caso, é importante procurar atendimento no serviço de saúde mais próximo. Também é fundamental não se medicar por conta própria. Principalmente não tomar  Aspirina, AAS, Doril,  e qualquer outro medicamento composto de Ácido Acetilsalicílico. O uso desses medicamentos facilita o surgimento da dengue hemorrágica.

Os sintomas da dengue hemorrágica são: dores abdominais, vômitos, sede contínua e sangramento nas gengivas, boca e nariz. Neste caso, procure imediatamente  uma Unidade de Saúde. A dengue hemorrágica é grave e pode matar.

Sua ajuda é fundamental na luta contra a dengue. Acesse o site www.combataadengue.com.br.
 Tire duvidas e mobilize sua comunidade!

Essa é uma publicação do Ministério da Saúde desenvolvida pela Rede de Mobilização Social. Para mais informações, acesse www.combatadengue.com.br ou ligue para
o DISQUE SAÚDE (0800-61-1997).