Com a Dengue, a vigilância é diária:
o combate não pode parar!



Você deve estar lembrado: o combate à Dengue não pode parar, tem que ser todo dia.  A participação e o compromisso assumido por todos nós, no primeiro semestre deste ano, já rendeu bons resultados: Entre 1º de janeiro e 1º de agosto de 2009, houve queda de 63% no número de mortes, de 46% no número de casos e de 80% no número de casos graves de Dengue, em comparação ao mesmo período de 2008.

Com base nesses bons resultados, o Ministério da Saúde acaba de lançar a campanha de combate à Dengue/ 2009. São ações que dão continuidade à campanha do ano passado, reforçando o lema “Brasil Unido contra a Dengue”. Todos os brasileiros são responsáveis pelo combate à doença: comunidades, líderes comunitários, gestores e profissionais de saúde estão sendo convocados a continuar as ações de prevenção. Pela primeira vez, as crianças terão um filme exclusivo para elas. É a “Turma do Combate”, que vai convocá-las a  eliminar os focos do mosquito, em suas  casas, escolas e nas ruas onde moram.

Com o início da campanha, é preciso reforçar a importância dos cuidados diários. É necessário se preparar para os períodos de maior risco de contrair a doença, entre dezembro e março. Lembre-se de limpar com escova e sabão a sua caixa d´água, os poços, barris, filtros, qualquer coisa usada para guardar a água consumida em casa. Lajes, quintais e piscinas também devem ser limpos regularmente. Mantenha sempre fechados sacos de lixo e caixa vazias; não deixe pneus velhos e garrafas vazias ao ar livre; não acumule entulho; não jogue lixo em terrenos baldios.

Somos todos responsáveis. Vamos juntos afastar essa ameaça.   Converse com seus parentes, amigos e vizinhos, multiplique essas informações. É hora de lembrar a todos que a Dengue mata e o combate à doença não pode parar!

 

Essa é uma publicação do Ministério da Saúde. Para mais informações, acesse www.combatadengue.com.br ou ligue para o DISQUE SAÚDE (0800-61-1997).