Este ano aumentou o número de cidades brasileiras com risco de surto de dengue. Segundo o Ministério da Saúde, 102 municípios, espalhados em todas as regiões do país, estão em estado de alerta.
Para tornar a prevenção mais eficiente, o Ministério da Saúde identificou as áreas que concentram os focos do mosquito transmissor da dengue. Na região Norte, o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, foi mais encontrado dentro de caixas d’água, tambores, tonéis, poços de água e também no lixo. Agora que você já sabe disso, lave com água e sabão os depósitos de água, mantendo-os tampados, evite o acúmulo de água em lajes e telhados, evite o acúmulo de lixo, não deixe pneus velhos e entulhos expostos ao ar livre. Nesses lugares, quando existe água parada, o Aedes aegypti deposita ovos, e após 30 dias nascem mais mosquitos. Durante o verão, o período de reprodução pode diminuir para 12 dias por causa do calor e das chuvas, o que aumenta os casos de dengue.
Quando houver suspeita de dengue, procure o mais rápido possível um serviço de saúde próximo à sua casa. Todo tratamento deve ser feito com orientação médica.
Sua participação é fundamental na luta contra a dengue. Acesse o site www.combataadengue.com.br , tire dúvidas e mobilize a sua comunidade! |
|