Novo site

A campanha Carinho de Verdade teve seu sitio web reformulado. O novo site busca dar maior visibilidade às ações desenvolvidas pela campanha e aos debates realizados sobre a temática de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  Outra preocupação nessa reformulação foi a promover maior interatividade com nosso diferentes públicos bem como torná-lo um portal referência do enfrentamento à violência sexual (abuso e exploração)

Notificação obrigatória

Portaria do Ministério da Saúde, de 27 de janeiro de 2011, torna obrigatória por parte do Sistema de saúde e educação notificações às autoridades competentes de casos de violência doméstica e sexual de crianças e adolescentes. Pretende-se, com esta medida, assegurar que os casos de violência doméstica e sexual infantojuvenil sejam formalmente registradas e tomadas as providências legais contra os agressores para que respondam judicialmente por seus delitos.

Disque Direitos Humanos

O Disque 100, número disponibilizado nacionalmente pela Secretaria de Direitos Humanos para receber denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes sofreu mudanças. A partir de agora o serviço, que agora recebe o nome de Disque  Direitos Humanos, receberá também denúncias de casos de violação de direitos e discriminação sexuais, raciais e outras que atinjam direitos de segmentos específicos da sociedade. O Disque Direitos Humanos continua funcionando com o número 100 e disponível gratuitamente em todo o território nacional.

Agenda nacional

Em encontro realizado entre as titulares da Secretaria de Direitos Humanos, ministra Maria do Rosário, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, ministra Iriny Lopes, ficou decidido a criação de uma ação unificada do governo federal no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes. “Vamos montar uma agenda integrada que potencialize a nossa causa”, afirmou a ministra Maria do Rosário.

Seminário

“Construindo um turismo saudável e responsável com crianças e adolescentes no Nordeste – consolidando o código de conduta ética do Nordeste contra exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do turismo”. O evento será realizado em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de fevereiro no Hotel Sonata de Iracema. O painel do qual  participará o presidente do Conselho Nacional do Sesi será realizado no dia 17 e é intitulado “Da sensibilidade à prática: a responsabilidade social no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolecentes”.