Cuidado com a água contaminada

Desastres naturais como as chuvas que castigam Pernambuco podem gerar um grande problema: o consumo de água contaminada. A água contaminada provoca doenças como diarréia, cólera, febre tifóide e hepatites A e E. Outra doença muito comum após as enchentes é a leptospirose. A contaminação acontece com o contato com a água ou lama contaminada pela urina de roedores, como o rato.

É preciso também tomar muito cuidado com os ferimentos. Eles facilitam a infecção por tétano e ainda por doenças transmitidas por animais peçonhentos.

Fique atento! A recomendação, quando não se sabe a procedência da água, é usar água sanitária a 2,5%, colocando 02 gotas do produto por litro de água, para desinfecção. Esse tratamento caseiro da água permite que ela seja usada na higiene, limpeza dos alimentos e até mesmo no consumo.


A limpeza das casas deve ser feita com solução de água sanitária, diminuindo as chances de infecção por leptospirose. É preciso usar luvas e botas de borracha ou sacos plástico presos às mãos e pés, assim como lavar a pele com água limpa e sabão após o contato com água de enchente ou esgoto.

As frutas e verduras também devem ser lavadas. E deve ser evitado o consumo de alimentos que apresentem mudança de coloração, tenham sua embalagem danificada, ou tenham ficado fora da geladeira por mais de duas horas, principalmente carnes e sobras.

Para tirar dúvidas sobre doenças, ligue na Ouvidoria da Saúde : 0800 286 2828.

Documento produzido pela Rede de Mobilização Social (RMS) www.mobilizacaosocial.com.br
E-mail: rms@mobilizacaosocial.com.br